quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Breve Resumo da História do Jazz - parte 2.

Dando continuidade ao texto do guitarrista Isidoro Kutno, segue a parte 2.

MÚSICA MODAL
Jazz trazido da música clássica ao Jazz por Miles Davis que se baseava nos modos gregos. Surgiu no início dos anos 60 quando, Miles Davis, John Coltrane e outros assumem novas formas de composição buscando sobretudo, uma atitude oposta aquela verificada na harmonia tradicional que moldava até então, o repertório de "standards" de jazz e "be-bop". A principal característica da música modal é a duração extremamente longa dos acordes onde verificamos inclusive, músicas com um só acorde - e, quase sempre, a inexistência de progressões harmônicas propriamente ditas
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HARD BOP
Segmento do bebop, com maior força de expressão rítmico-melódica, desenvolvido pelos conjuntos de Art Blakey, Horace Silver, Clifford Brown-Max Roach e Sonny Rollins.
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FREE JAZZ
Jazz de vanguarda em que a improvisação é livre, sem se fixar nos acordes de base e no rígido andamento. Criado à partir das inovações de Omette Coleman, teve como expoentes John Coltrane, Don Cherry, Cecil Taylor e Anthony Braxton.
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FUSION
Fusão entre a improvisação do jazz sobre ritmos de rock e música pop em geral, utilizando instrumentos eletrônicos e de percussão. Expoentes: Miles Davis, Chick Corea, Weather Report, Stanley Clarke, Pat Metheny, Freddie Hubbard, Herbie Hancock, Grover Washington Jr. E George Duke.
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JAZZ LATINO
Improvisação do jazz sobre ritmos latinos e percussão, em voga dos anos 40, introduzido pela Orquestra de Dizzy Gillespie.
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CONTEMPORÂNEO
Evolução do jazz moderno, à partir do bebop, com elementos do hard bop e do Free jazz, inseridos na forma e no conteúdo das improvisações.
Isidoro Kutno

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