
Jazz trazido da música clássica ao Jazz por Miles Davis que se baseava nos modos gregos. Surgiu no início dos anos 60 quando, Miles Davis, John Coltrane e outros assumem novas formas de composição buscando sobretudo, uma atitude oposta aquela verificada na harmonia tradicional que moldava até então, o repertório de "standards" de jazz e "be-bop". A principal característica da música modal é a duração extremamente longa dos acordes onde verificamos inclusive, músicas com um só acorde - e, quase sempre, a inexistência de progressões harmônicas propriamente ditas
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HARD BOP
Segmento do bebop, com maior força de expressão rítmico-melódica, desenvolvido pelos conjuntos de Art Blakey, Horace Silver, Clifford Brown-Max Roach e Sonny Rollins.
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HARD BOP
Segmento do bebop, com maior força de expressão rítmico-melódica, desenvolvido pelos conjuntos de Art Blakey, Horace Silver, Clifford Brown-Max Roach e Sonny Rollins.
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FREE JAZZ
Jazz de vanguarda em que a improvisação é livre, sem se fixar nos acordes de base e no rígido andamento. Criado à partir das inovações de Omette Coleman, teve como expoentes John Coltrane, Don Cherry, Cecil Taylor e Anthony Braxton.
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FUSION
Fusão entre a improvisação do jazz sobre ritmos de rock e música pop em geral, utilizando instrumentos eletrônicos e de percussão. Expoentes: Miles Davis, Chick Corea, Weather Report, Stanley Clarke, Pat Metheny, Freddie Hubbard, Herbie Hancock, Grover Washington Jr. E George Duke.
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JAZZ LATINO
Improvisação do jazz sobre ritmos latinos e percussão, em voga dos anos 40, introduzido pela Orquestra de Dizzy Gillespie.
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CONTEMPORÂNEO
Evolução do jazz moderno, à partir do bebop, com elementos do hard bop e do Free jazz, inseridos na forma e no conteúdo das improvisações.
Isidoro Kutno
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