terça-feira, 20 de outubro de 2009

Breve Resumo da História do Jazz - parte 1.

Com a proximidade do primeiro aniversário do projeto dei início as comemorações convidando pessoas apaixonadas por música para escrever no blog. Começamos bem com um texto muito bacana da cantora Andrea Dutra. Dando continuidade segue um texto sobre a história jazz, escrito por Isidoro Kutno guitarrista do grupo Jazz 3/4 e professor de música. Pelo tamanho vou dividi-lo em duas partes. Apreciem!


BREVE RESUMO DA HISTÓRIA DO JAZZ - parte 1.
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O mundo do Jazz abriga diversas manifestações - o Jazz de Nova Orleans, o Free Jazz, o Swing, o Ragtime etc. Nenhuma outra forma artística se ramificou por tantas direções. Praticamente de dez em dez anos surge uma nova expressão jazzística, um novo caminho a seguir. o Bebop, em 1950, o Cool Jazz e o Bop, em 1959, passando pelo Fusion (conhecido numa certa época como Jazz-Rock), passando pelo free Jazz e chegando ao Jazz Avant Gard. O certo mesmo é que o Jazz é uma música dinâmica que se modifica refletindo as mudanças da sociedade, contemporânea.

DO RAGTIME AO JAZZ CONTEMPORÂNEO

BLUES
Expressão maior da música negra americana, Talvez seja essa a forma musical mais importante do Jazz. Derivada da música religiosa, simplicidade harmônica bem característica do folclore, é a base da raiz do jazz. Apesar de ter apenas doze compassos, o Blues oferece possibilidades ilimitadas de expressão, improviso e criatividade.
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RAGTIME
Música para piano fortemente sincopada que surgiu no Século XIX, precursora do idioma jazzístico. São os temas criados originalmente para execução ao piano, acompanhando danças alegres e populares. Aos poucos, alguns temas de Ragtime passaram para o repertório dos conjuntos de Jazz.
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MARCHAS
O Jazz de Nova Orleans sempre foi associado à musica de rua, alegre e descontraída. Muitas melodias típicas de marchas, executadas por bandas de metais, foram assimiladas pelos jazzistas.
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SPIRITUALS
Música religiosa criada no Século XIX, a principal origem do blues.
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NEW ORLEANS
Primeiro estilo do jazz. Criado pelas bandas pioneiras de New Orleans, sua música polifônica, improvisada simultaneamente a três vozes (trompete ou cometa, trombone e clarinete) na linha-de-frente. Geralmente usava-se uma tábua de lavar roupa de madeira (wash board) como instrumento de percussão, devido ao baixo preço e mobilidade.
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DIXIELAND
Derivação do estilo New Orleans desenvolvida por músicos brancos de Nova York nos anos 20.
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CHICAGO
Outra derivação do New Orleans, com o acréscimo do saxofone na linha-de-frente.
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STRIDE
Estilo de piano fortemente rítmico, com acentuada ação da mão esquerda, desenvolvido nos anos 20, no Harlem
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SWING
Estilo que floresceu nos anos 30, de grande apelo rítmico. Principais figuras: Benny Goodman, Count Basie, Chick Webb, Coleman Hawkins, Lester Young, Lionel Hampton, Duke Ellington, Glenn Miller, Harry James.
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MAINSTREAM
Mistura de elementos da era pré-swing e do swing, mesclados a inovações emprestadas a outras formas musicais.
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BOOGIE WOOGIE
Forma de blues sincopada, de grande força rítmica pela ação incessante da mão esquerda, popular nos anos 30 e 40.
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BEBOP
Estilo surgido nos anos 40, deu início à era moderna do jazz. Revolucionou todos os conceitos e tempos de improvisação, melodia, harmonia, rítmo, composição, sonoridades e timbres. Criado por Dizzy Gillespie, Charlie Parker, Thelonious Monk, Kenny Clarke e outros, teve milhares de seguidores, entre eles Bud Powell, Fats Navarro, J.J. Johnson, Miles Davis, Dexter Gordon, Cecil Payne, Sonny Stitt.
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COOL JAZZ
Caracterizado pela maneira moderada de tocar sem vibrato, trouxe uma nova estética através de coloridos tonais extraídos de instrumentação própria, que incluía tuba e tromba. Principais músicos: Miles Davis, Gil Evans, Gerry Mulligan, John Lewis e Lee Konitz.
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WEST COAST JAZZ
Derivação do cool jazz, desenvolvida na Califórnia por músicos brancos egressos das orquestras de Stan Kenton e Woody Herman. Principais nomes: Shorty Rogers, Jimmy Giuffre, Shelly Manne e Chico Hamilton.
Isidoro Kutno.

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